mercoledì 1 ottobre 2014

O Senhor dos Anéis, prima edizione portoghese 1981


Edizione del Signore degli Anelli in tre volumi pubblicata in Portogallo nel 1981 e che riproduce in copertina illustrazioni tratte dal film animato di Ralph Bakhi.


Nelle prime pagine è riportata la seguente dicitura: "Venda interdita na República Federativa do Brasil". Vietata la vendita nella Repubblica Federale del Brasile.


A Irmandade do Anel
di J.R.R. Tolkien
Traduzione di Fernanda Pinto Rodrigues
Francisco Lyon de Castro, Europa-America, 1981, pp. 466
Grafica di copertina di Studio P.E.A.
Illustrazione di copertina tratta dal film di Ralph Bakshi
Brossura


Quarta di copertina
Em apreciação crítica à obra de Tolkien cuja edição portuguesa apresentamos, o Sunday Times escrevia que o mundo da língua inglesa se encontra dividido em duas partes: a daqueles que já leram "O Senhor dos Anéis" e a daqueles que o vão ler. Não se enganava o crítico ao indicar assim que estamos perante uma obra de leitura obrigatória, que, sem qualquer sombra de exagero, se insere entre as mais notáveis criações literárias do nosso século. Situando-se na linha da criação fantástica em que a literatura inglesa é fértil (lembremos Lewis Carrol com a sua "Alice no País das Maravilhas"), Tolkien oferece-nos uma obra verdadeiramente monumental, onde todo o mundo é criado de raíz, uma nova cosmogonia arquitectada por inteiro, uma irrupção de maravilhoso que é admirável jogo de criação pura. O sopro genial que perpassa na elaboração deste maravilhoso, traduzido sobretudo no realismo da narração, deixa no leitor o desejo irresistível de conhgecer «esse» mundo que, como crianças, chegamos a acreditar que existe.


"A Irmandade do Anel" é o primeiro volume da trilogia "O Senhor dos Anéis", em que se integram também "As Duas Torres" e "O Regresso do Rei".


As duas Torres
di J.R.R. Tolkien
Traduzione di Fernanda Pinto Rodrigues
Francisco Lyon de Castro, Europa-America, 1981, pp. 385
Grafica di copertina di Studio P.E.A.
Illustrazione di copertina tratta dal film di Ralph Bakshi
Brossura


Quarta di copertina
No anterior volume desta triologia, "A Irmandade do Anel", o leitor travou conhecimento com alguns estranhos e simpáticos personagens que povoam o mundo que Tolkien construiu: frodo, Gandalf, Pippin, Aragorn, Boromir, para citar apenas alguns.Através deles ficou também a conhecer algumas espécies bizarras a viver em terras imaginárias: os hobitts, os orcs, os elfos, os anões. E acompanhou certamente todas as peripécias que se passaram à volta do misterioso anel de que Frodo era possuidor. Os perigos por que passaram para subtrair o anel às mãos cobiçosas dos inimigos, os trabalhos em que se viram envolvidos para conseguir o seu intento culminaram com a fuga e o desaparecimento de Frodo e a dispersão dos seus companheiros.

Esta segunda parte, "As Duas Torres", conta o que aconteceu a cada um dos membros da Irmandade do Anel, depois de o grupo se ter desfeito e até ao advento da Grande Escuridão e à eclosão da Guerra do Anel, que será contada na terceira e última parte. 

"As Duas Torres" é o segundo volume da trilogia "O Senhor dos Anéis", em que se integram também "A Irmandade do Anel" e "O Regresso do Rei".


O Regresso do Rei
di J.R.R. Tolkien
Traduzione di Fernanda Pinto Rodrigues
Francisco Lyon de Castro, Europa-America, 1981, pp. 450
Grafica di copertina di Studio P.E.A.
Illustrazione di copertina tratta dal film di Ralph Bakshi
Brossura


Quarta di copertina

Eis que chegámos à terceira parte de O Senhor dos Anéis. Assistimos na primeira parte, à descoberta do anel detido por Frodo, o hobbit, como Um Anel dominava todos os Anéis do Poder. Perseguidos pelo cavaleiro negro de Mordo, Frodo e os companheiros passam inumeráveis peripécias na tentativa de salvarem, a todo o custo, o anel até decidirem separar-se. Na segunda parte, As Duas Torres, são-nos descritas as aventuras de cada uma dos membros do grupo depois de se terem separado. Surgem os Cavaleiros de Rohan, comandados por Eómer, que cercam os orcs e os destroem. Frodo, que desaparecera, regressa entretanto, mas, depois de grandes aventuras, é picado por Shelob, monstruosa guardiã de um desfiladeiro por onde ele pretendia passar, acompanhado de Samwise. Frodo jaz adormecido e é levado pelos orcs. Esta terceira parte, O Regresso do Rei, trata das estratégias opostas de Gandalf e Sauron, até ao fim da grande escuridão, que concluirá esta fantástica viajem pelo estranho mundo criado pela vivíssima imaginação de Tolkien.